O Momento Literário prioriza a
prática da leitura, escrita, produção, interpretação e pesquisa através de atividades
interdisciplinar/multidisciplinar, onde o aluno deixa de ser agente receptor e
passa a ser construtor de sua aprendizagem e conhecimento, mediado pelo
professor.
Neste processo de construção, o
docente acredita no ser com quem interage, na capacidade que ele apresenta de,
em um determinado momento, escolher a sua melhor palavra para construir seu
diálogo, seu espaço. Por outro lado, é a realização desse sujeito, por
reconhecer-se inserido em um mundo - o da produção de textos diversos - muitas
vezes, antes considerado distante e privilégio de poucos “inspirados”. E,
principalmente, por ver-se valorizado como portador de sua própria voz, seu
discurso.
A importância e o valor dos usos da linguagem são determinados historicamente
segundo as demandas sociais de cada momento. A necessidade de atender a demanda
desta Instituição, a favor da melhoria de qualidade na utilização das
diferentes formas de linguagens, remete-se a atividades que possibilitem ao
alunado ampliar sua competência e desenvolver habilidades de leitura, escrita, fala
e escuta como práticas sociais. Enfim, é um fazer pedagógico de incentivo a
mais, um instrumento de expressão, tendo como suporte os gêneros textuais, com
sua forma e função na ação propagadora de um tema na sociedade.
Coordenação: Profª Maria Antônia (Ministra aulas de Língua Portuguesa)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A vida nos permite ser ousados em descobrir, investigar, aprender, errar e, se possível refazer, portanto ao comentar seja moderado e lembre-se, aprendizado é o nosso lema!