segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Recursos Tecnológicos Como Facilitador No Ensino Aprendizado


Uma boa ideia desenvolvida pela Profª Valdenice para explorar a oralidade e a escrita, foi a produção textual através de tirinhas, uma maneira divertida e prazerosa de aprender, onde os alunos elaboram a história a partir do seu imaginário e, no Laboratório de Informática utilizaram as ferramentas tecnológicas para digitar e reproduzir no Hagá Quê* a historinha.
* É um Software educacional gratuito, editor de história em quadrinhos, possui um banco de imagens com bastante componentes  para compor a construção: cenário e personagens, e vários recursos para a edição.

Vou compartilhar uma experiência realizada com a  turma do 3ºA do Ensino Fundamental I, em que trabalhei produção textual em três momentos: sala de aula, sala de  leitura e no Laboratório de Informática a proposta era utilizar as ferramentas tecnológicas laboratório de informática da escola para criar ou reescrever uma história  recorrendo as tirinhas para a produção textual, uma maneira divertida e prazerosa de aprender. Para tanto o uso do software Hagá Quê* trouxe um desafio a mais para a escrita da história.
Outra experiência realizada no LIE*, foi uma produção textual a partir de uma reeleitura de histórias da literatura infantil, os alunos reescreveram criando um estilo próprio, acrescentando algo pessoal de acordo com a criatividade de cada um. Através do editor de texto GCOMPRIS, software da série educacional  digitaram, ilustraram e em seguida abrimos uma pasta específica para as nossas obras.
 
  
 
 
 

ProfªWaldenice: Formada em pedagogia com habilitação em supervisão e Séries iniciais, leciona no fundamental I e EJA. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A vida nos permite ser ousados em descobrir, investigar, aprender, errar e, se possível refazer, portanto ao comentar seja moderado e lembre-se, aprendizado é o nosso lema!

Postagem em destaque

A LEITURA MOVE A ESCOLA

II PARTE - SEMANA PEDAGÓGICA Então, dando continuidade a vasta programação, tivemos a honra de ouvir a Profª Glória Valadares. Ela é muit...

Assuntos Educacionais