sexta-feira, 3 de maio de 2013

Isso é História. Isso é Escola!

A Contribuição do Projeto DC Cultural 

Profª Djenane
Profª Djenane e alunos 1º  Ano
Como pessoa natural de Porto Velho, família rondoniense, cresci ouvindo algumas histórias que meu avô contava. Lembro com carinho dos momentos em família, tendo à mesa o peixe, a pupunha, o tucumã, o açaí e a abacaba. Lembro ainda dos dias da minha infância em que visitava o Museu da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, alguns passeios de trem até o Santo Antônio, o deslumbramento ao avistar alguns botos no Rio Madeira.
São as nossas origens, enquanto povo, que senti necessidade de socializar com meus alunos para que conhecessem, e se sensibilizassem para a nossa história, onde muitas vidas foram ceifadas na construção da Estrada de Ferro, sem saber quais frutos sairiam depois.
Como sou professora do Ensino Fundamental I (1º Ano), aproveitei a inspiração e a oportunidade do Projeto DC Cultural para trabalhar a História Regional, com produção artística (pintura em tela com tinta guache).
Bem, para que os alunos pudessem guardar no seu imaginário além da história, saímos da salade aula e vivenciamos momentos especiais de conhecimentos, experimentação, convivência e interação na Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
Aproveito para agradecer a direção na pessoa do Geovaldo, que providenciou à aquisição de telas para que os alunos registrassem suas inspirações, ainda os professores Elani, Tadeu, Bado, Raimunda, Herissandra, Luzia e Auxiliadora, pois sem o consenso e coesão do grupo, aquele momento não teria acontecido.
Concluo dizendo:
Isso é História. Isso é Escola!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A vida nos permite ser ousados em descobrir, investigar, aprender, errar e, se possível refazer, portanto ao comentar seja moderado e lembre-se, aprendizado é o nosso lema!

Postagem em destaque

A LEITURA MOVE A ESCOLA

II PARTE - SEMANA PEDAGÓGICA Então, dando continuidade a vasta programação, tivemos a honra de ouvir a Profª Glória Valadares. Ela é muit...

Assuntos Educacionais