sexta-feira, 21 de junho de 2013

CONFERÊNCIA DA EDUCAÇÃO

REGISTRO DA CONFERÊNCIA DE EDUCAÇÃO

 Aconteceu no dia 07/06/2013 a nossa Conferência, coordenada pela Profª Maria José, na oportunidade reunimos representantes de pais e/ou responsáveis, representante da comunidade estudantil e todos os profissionais da educação da escola, afim de conhecer os temas propostos, bem como as diretrizes para a realização da Conferência. Dentre os  07 (sete) Eixos destacados no documento de referência da CONAE/2014 enviados para as escolas estaduais, elencamos 04 eixos  definidos na reunião do dia 03/06/2013 na escola, sendo  eles:
• Eixo II – Educação de Diversidade: Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos.

• Eixo III – Educação Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: Cultura, Ciência, Tecnologia, Saúde e meio Ambiente.

Eixo VI – Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Remuneração, Carreira e condições de Trabalho. 
• Eixo VII – Financiamento da Educação, Gestão, Transparência e Controle Social dos Recursos.
A partir destes, houve uma reflexão sobre a realidade da Educação em seu contexto nacional e estadual. Onde se avaliou a estrutura organizacional da Educação Brasileira, as políticas públicas centrada no aluno e no processo ensino e aprendizagem, como também o quadro profissional dos profissionais da educação nos aspectos: qualidade de vida, condições de trabalho, remuneração, saúde, lazer, formação e aposentadoria.
A metodologia utilizada foi a de painel integrado. Houve uma plenária que teve inicio às 08h00, após um café da manhã oferecido no refeitório, na qual foram elencados os eixos. Todos que chegaram receberam um número (1,2,3,4), após este momentos, cada grupo se juntou, onde formaram o grupo 01, o grupo 02, o grupo 03 e o grupo 04, organizados por eixos. Cada grupo se reuniu em salas de aulas diferentes e discutiram o seu tema gerando um documento de propostas. Após este momento, todos se reuniram em plenária, apresentaram suas propostas para conclusão de um documento final. 

Propostas Eixo II
  • Adequar com espaços próprios conforme legislações pertinentes para a acessibilidade, todas as instituições de ensino, sejam elas da Educação básica e da Educação Superior.
  • Capacitação em serviço para todos os profissionais da Educação lotados nas escolas, da (o) Merendeira (o) ao Gestor (a).
  • Proporcionar condições para as escolas realizarem os projetos propostos e existentes, ex: Mais educação (não existe espaços adequados nas escolas).
  • Projetos direcionados a comunidade externa: pais e ou responsáveis.
  • Organiza os critérios de avaliação dos projetos de diversidade pela mantenedora, para que a escola possa organizar projetos adequados a da escola.
  • Elaborar e realizar projetos de capacitação para a escola com foco na base (Educação Infantil).
  • Efetivação da participação da comunidade externa (pais e ou responsáveis) na escola.
  • Criar programa de nivelamento para alunos com dificuldades de aprendizagem referente ao ano que está localizado e estudando. Desta forma se evita os programas para distorção idade ano.
  • Escola Integral deve ter: refeitório, cuidador para os intervalos entre os turnos da escola, alimentação adequada, banheiros com armários e chuveiros, salas específicas, espaços para descanso e área de convivência.
PROPOSTAS EIXO III
  • Regulamentar a existência de hortas na escola, visto que a merenda escolar necessita deste tipo de alimento e, além disso, o aluno teria uma visão da origem dos alimentos e no plantio desses. Percebendo a sustentabilidade.
  • Garantir à efetividade da prática de esportes, adequando às quadras. Ainda fortalecer a cultura, para isso construir auditórios nas instituições.
  • Capacitação dos profissionais da Educação em horários diferenciados.
  • Campanhas nos meios de comunicação quanto à higiene pessoal e local, acessibilidade e preservação do meio ambiente.
  • Programas de incentivo ao uso das TICs nas escolas, com capacitação para educadores, PIS e alunos.
  • Programa que proporcione a aquisição de equipamentos de informática que facilite o acesso para professores.
  • Programas relacionados à saúde física e mental dos educadores. Após 20 (vinte) anos do exercício da docência independente da idade, muitos docentes tem problemas de comportamento, emocional, de mobilidade, cerebral e ouros. Isso demonstra como a profissão é insalubre.
  • Quanto à segurança, seria necessário a verificação e reorganização da legislação quanto ao trabalho do professor. Existem riscos de agressões físicas e psicológicas para os profissionais que estão em sala de aula, especialmente. A classe de professores, assim com outras existentes, deveria ter gratificação de risco de vida, pois é evidente o número de agressões sofridas pelos docentes em todo o país.
  • Regulamentar equipe multidisciplina nas Secretárias de Educação para acompanhar o cotidiano das escolas em relação aos profissionais da educação, com o objetivo de chegarem aos 20 (vinte) anos de trabalho com saúde. Nesta equipe poderá ter: Fonoaudiólogo para trabalhar e educar a voz (problemas reincidentes nesse aspecto), Fisioterapeuta (postura e acessibilidade), Psicólogo (saúde comportamental e mental) e Assistente Social (acompanhamento das suas condições de vida) e Terapeuta Ocupacional (readaptação).
PROPOSTAS EIXO VI
  • A valorização dos profissionais da Educação em relação a sua formação, incentivos para a adesão a projetos internos e extramuros, insalubridade e ticket alimentação.
  • Plano de Carreira condizente com as atividades obedecendo a progressão.
  • Programa de capacitação lato senso e stricto senso, pois ainda é muito precário em nossa região. Nossos educadores fazem em grande parte esta formação em outros países, pagando do próprio bolso, nos períodos de férias e após concluírem não é validado no Brasil.
  • Atualizar as diretrizes curriculares nacionais dos cursos de licenciatura, para que as mesmas contemplem em seus currículos a formação para atender as pessoas com necessidades especiais físicas, comportamentais e ou mentais.
  • Respeito a formação do (a) professor (a).
  • Não permitir a complementação de carga horária e duas ou mais escolas. Dificultando a acessibilidade de trabalho dos professores.
  • Legislação adequada para garantir a integridade física e mental do profissional de educação.
  • Definir os papéis as responsabilidades dos professores, gestores, funcionários, alunos e ou responsáveis. A escola ensina e auxilia na educação. A família mantém, educa, auxilia na aprendizagem e dá limites.
  • Cumprir o que foi discutido nas CONAES anteriores, muitas ainda estão para se efetivar.
  • Sempre trabalhar o paradoxo da realidade com o ideal.
PROPOSTA EIXO VII
A educação atualmente contempla vários programas de financiamento, porém precisa ser mais bem orientado, dinamizado, fiscalizado, distribuído, avaliado e acompanhado.
Especificar por região o índice de menor desenvolvimento educacional e também IDH.
  • Aplicar o percentual dos royalties das Hidrelétricas de Santo Antonio e Jirau no Ensino Fundamental.
  • Garantir no Calendário Escolar dia letivo para estudos e elaboração do Projeto Político Pedagógico.
  • Criar programas de capacitação stricto senso para professores (as).
Conforme Relatório da Escola Duque de Caxias
Profª Maria josé

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