quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

QUINCAS BORBA

A dica é o renomado livro “Quincas Borba escrito por Machado de Assis. Aproveite para conhecer mais um clássico da literatura brasileira. Baixe grátis e leia a hora que quiser.
é um romance desenvolvido em princípio como folhetim na revista A Estação, entre os anos de 1886 e 1891 para, em 1892, ser publicado definitivamente pela Livraria Garnier. No processo de adaptação de folhetim para livro o autor realizou algumas mudanças mínimas, mas significativas.
Seguindo Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), este livro é considerado pela crítica moderna o segundo da trilogia realista de Machado de Assis (o terceiro é Dom Casmurro), em que o autor esteve preocupado em utilizar o pessimismo e a ironia para criticar os costumes e a filosofia de seu tempo, embora não tire os resíduos românticos da trama. Ao contrário do romance anterior, no entanto, Quincas Borba foi escrito em terceira pessoa.
Quincas Borba foca-se melhor nos temas secundários do romance anterior. Estes incluem uma paródia ao cientificismo e ao evolucionismo da época, bem como ao positivismo de Comte e à lei do mais forte, uma adaptação da seleção natural de Charles Darwin a nível social. O livro recebeu vários estudos e interpretações ao longo do tempo, sobretudo sociológicos, que o consideram um romance que trata principalmente da transformação do homem em objeto do homem e a sua “coisificação”. Quincas Borba, um dos que mais interesse tem despertado em novas edições e traduções para outras línguas, está entre os principais livros da obra machadiana.

A história 
Pedro Rubião de Alvarenga, ex-professor primário, torna-se, em Barbacena, enfermeiro e discípulo do filósofo Quincas Borba, que lhe apresenta o Humanitismo, em que a razão do homem é sempre buscar viver e que a sobrevivência depende muitas vezes de saber vencer os outros. Borba falece no Rio de Janeiro, em casa de Brás Cubas (do romance anterior). Rubião é nomeado herdeiro universal do filósofo, sob condição de cuidar de seu cachorro, também chamado Quincas Borba.
Ele parte para o Rio de Janeiro e, na viagem, conhece o capitalista Cristiano de Almeida e Palha e sua esposa Sofia. Ingênuo, Rubião deixa-se guiar pelo casal. Apaixona-se por Sofia, que lhe dispensava olhares e delicadezas insinuantes. Depois de muitos favores ao casal amigo, Rubião declara seu amor por Sofia, que o recusa e se queixa ao marido. Cristiano não rompe com Rubião porque pretende lhe subtrair o resto da fortuna. O amor não-correspondido de Sofia desperta-lhe, aos poucos, a loucura.
A dica de hoje fica com o Canal do Ensino, pesquisa realizada no site:
http://canaldoensino.com.br/blog/baixe-gratis-o-classico-livro-quincas-borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A vida nos permite ser ousados em descobrir, investigar, aprender, errar e, se possível refazer, portanto ao comentar seja moderado e lembre-se, aprendizado é o nosso lema!

Postagem em destaque

A LEITURA MOVE A ESCOLA

II PARTE - SEMANA PEDAGÓGICA Então, dando continuidade a vasta programação, tivemos a honra de ouvir a Profª Glória Valadares. Ela é muit...

Assuntos Educacionais