quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Dia Nacional da Consciência Negra


Dia da Consciência Negra

SEPPIR/GOV-FEDERAL

Comemorado em 20 de novembro a data lembra a morte do líder Zumbi dos Palmares e inspira, a cada ano, um número maior de atividades em torno de reflexões sobre questões raciais no país durante o mês de novembro.

Zumbi dos Palmares simbolo da luta pela liberdade e valorização pelo povo afro-brasileiro.

Nasceu em 1655, em Palmares, atual estado do Alagoas. Descendente de guerreiros Imbangalas, de Angola, foi aprisionado por uma expedição portuguesa e entregue aos cuidados do Padre Antônio Melo, que o batizou de Francisco. Com o religioso, aprendeu a escrever em português e latim.
Aos 15 anos, fugiu em busca de suas origens e voltou para o Quilombo dos Palmares, uma comunidade livre formada por escravos fugitivos das fazendas. Tornou-se líder da comunidade aos 25 anos, se destacando pela habilidade em planejamento, organização e estratégias militares. Sob seu comando, Palmares obteve diversas vitórias contra os soldados portugueses.
http://passarinhomuzenza.spaceblog.com.br
No ano de 1694, o quilombo foi atacado pelo bandeirante Domingos Jorge Velho. Após o combate, a sede da comunidade ficou totalmente destruída. Zumbi conseguiu escapar, mas seu esconderijo foi denunciado por um antigo companheiro.
Em 20 de novembro de 1695, o líder negro foi capturado e morto, aos 40 anos de idade.

Fonte:  http://www.seppir.gov.br
Pesquisado: 19/11/2013

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A vida nos permite ser ousados em descobrir, investigar, aprender, errar e, se possível refazer, portanto ao comentar seja moderado e lembre-se, aprendizado é o nosso lema!

Postagem em destaque

A LEITURA MOVE A ESCOLA

II PARTE - SEMANA PEDAGÓGICA Então, dando continuidade a vasta programação, tivemos a honra de ouvir a Profª Glória Valadares. Ela é muit...

Assuntos Educacionais